Na dúvida, não doe

Atenção: “ Não doe sangue se a sua principal intenção é realizar teste para HIV ou para hepatite. Você poderá colocar em risco a saúde do receptor do seu sangue”.

“HONESTIDADE TAMBÉM SALVA VIDAS”: sua honestidade em todas as informações e respostas vai nos ajudar a fazer com que o processo de doação seja mais seguro para você e para os pacientes que irão receber o seu sangue.

O sangue doado pode salvar vidas, mas uma bolsa contaminada pode provocar sérios problemas a quem recebe o sangue. Algumas doenças graves transmitidas pelo sangue, como as hepatites B e C e a AIDS, precisam de um tempo para serem detectadas em exames. Esse período é conhecido como janela imunológica e, durante essa fase, a pessoa portadora desses vírus pode apresentar exames NEGATIVOS e, mesmo assim, transmitir a doença.

Por isso é importante verificar se você esteve em uma das situações abaixo:

Nos últimos 6 meses:

    * Pessoas que fizeram sexo com um ou mais parceiros ocasionais ou desconhecidos.
    * Homens ou mulheres que tenham feito sexo em troca de dinheiro ou drogas.
    * Pessoas que estiveram em instituição carcerária por mais de 72 horas e suas parceiras sexuais.
    * Indivíduos que usaram drogas ilícitas não injetáveis.
    * Parceiro sexual de quem fez hemodiálise.

Nos últimos 12 meses:

    * Pessoas que fizeram piercing em local com mucosa (cavidade oral ou genital). Devido ao risco permanente de infecção, apto a doar após 12 meses da retirada do piercing.

Se você apresenta um dos sintomas abaixo, evite doar sangue.

    * Perda de peso inexplicada.
    * Suores noturnos.
    * Manchas azuis ou arroxeadas na pele ou nas mucosas.
    * Inchaço das glândulas linfáticas, que duram mais de um mês (ínguas).
    * Manchas persistentes ou incomuns.
    * Tosse persistente e falta de ar.
    * Diarreia persistente.
     

Tire a dúvida no lugar certo. Onde realizar teste para AIDS, hepatites B e C e sífilis?

Nessas situações, procure o CTA – Centro de Testagem e Aconselhamento de sua cidade. Para conhecer os locais clique aqui.

Os Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) são serviços de saúde que realizam ações de diagnóstico e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. Nesses serviços, é possível realizar testes para HIV, sífilis e hepatites B e C gratuitamente.

O atendimento nesses centros é inteiramente sigiloso e oferece a quem realiza o teste a possibilidade de ser acompanhado por uma equipe de profissionais de saúde que a orientará sobre resultado final do exame, independente dele ser positivo ou negativo. Quando os resultados são positivos, os CTA são responsáveis por encaminhar as pessoas para tratamento nos serviços de referência.