Notícias

Pró-Sangue comemora 35 anos e recebe doadores de forma especial

Fundação construiu sólida tradição em torno da excelência dos hemocomponentes produzidos

Nesse dia 23 de outubro, a Pró-Sangue completa 35 anos de vida. A data não representa apenas a comemoração de mais um aniversário, mas exprime essencialmente uma sólida tradição construída em torno de uma história de sucessos.

Para não deixar passar em branco o significado desse marco histórico, a Pró-Sangue prestará uma homenagem especial aos doadores de sangue. Nesse dia, a instituição disponibilizará no posto Clínicas um painel com o selo dos “35 Anos” onde os candidatos de plantão poderão tirar uma foto e marcar a instituição nas redes sociais. Para isso, basta incluir o termo @prosangue (no Facebook e Instagram) ou @pro_sangue (Twitter). A ideia da ação é mostrar a importância que os doadores assumem na construção dessa sólida tradição. A imagem ficará disponibilizada ao longo da semana comemorativa do aniversário.

A Pró-Sangue contou com o apoio da agência Amper na produção das peças da campanha, que inclui também animação para ser compartilhada nas redes sociais com a hashtag #35 Anos Fazendo o Bem. Para visualizar a arte, clique aqui.

Tradição traduzida em números – Para entender melhor o que significa essa sólida tradição é preciso saber que, atualmente, a Fundação não só ocupa um papel de destaque na hemoterapia brasileira, mas desfruta de um status de prestígio junto à comunidade interacional.

Considerada hemocentro referência na América Latina, a instituição é centro colaborador em Controle de Qualidade em Sorologia para a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e também para o “Programa Regional de Avaliação Externa de Desempenho em Sorologia para a América Latina e Caribe” da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Graças à excelência de seus hemocomponentes desde os seus primórdios, tornou-se o primeiro hemocentro público a deter o selo ISO 9001. Além dessa chancela, a Fundação também tem seus processos acreditados pela AABB - American Association of Blood Bank.

Garantir a qualidade do sangue e segurança aos procedimentos transfusionais faz parte dos objetivos da instituição. Desde que foi criada, a Pró-Sangue já arrecadou quase 5 milhões de bolsas de sangue, contabilizando a produção de aproximadamente 12 milhões de hemocomponentes.

Hoje a Fundação conta com um cadastro de mais de 2 milhões de pessoas. Desse universo, 11.200 correspondem aos integrantes do Clube Irmãos de Sangue, que são os doadores com mais de 10 doações voluntárias.

De fato, o espírito solidário parece ser a grande marca do público da Pró-Sangue. Só para ter ideia, hoje 85% dos doadores da instituição são voluntários e outros 15% são vinculados (pessoas que doam para um parente ou amigo).

Ao longo de sua jornada, a Pró-Sangue conseguiu outras grandes conquistas. Uma delas é a o aumento da participação feminina na doação. Hoje, as mulheres respondem por cerca de 44% da coleta anual.

Por mês, a instituição contabiliza em seus resultados cerca de 10 mil doações nos seus cinco postos de coleta. No último ano, foram atendidos 154.480 candidatos, que resultaram em 119 mil bolsas arrecadadas. O volume de 54.740 litros de sangue coletado respondeu pela produção de 181.626 hemocomponentes distribuídos em mais de 100 instituições de saúde da rede pública da Região Metropolitana do Estado de São Paulo.

Ainda no que diz respeito ao exercício de 2018, a Pró-Sangue realizou 2.528.273 exames, sendo que desse total 1.107.053 foram imunohematológicos, 1.033.392 de ordem sorológica e 387.828 corresponderam ao teste NAT (versando para o português, Teste de Ácido Nucleico). Traduzindo em miúdos, uma produção magistral de sangue da mais altíssima qualidade, garantindo à população a segurança nos procedimentos transfusionais.

É por tudo isso que a Pró-Sangue celebra o seu 35º aniversário com profundo orgulho. Mas a construção dessa sólida tradição só foi possível graças ao comprometimento e empenho de seus doadores e colaboradores. Obrigada a todos aqueles que ajudaram a construir essa história de sucessos.