imprimir

Institucional

A Fundação Pró-Sangue é uma instituição pública ligada à Secretaria da Saúde do Governo do Estado de São Paulo e ao Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, com a qual mantém estreito laço de cooperação acadêmica e técnico-científica.

Como instituição voltada às áreas de medicina transfusional e terapia celular, é considerada referência para a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), Organização Mundial da Saúde (OMS) e para o Ministério da Saúde.

Criada em 1984, a Pró-Sangue tem como principal missão fornecer sangue, hemocomponentes e serviços hemoterápicos concordantes com a legislação vigente e com os padrões internacionais de qualidade. Sua sede se localiza no 1º andar do Prédio dos Ambulatórios do Hospital das Clínicas, à avenida Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 155. Possui cinco postos fixos para doação de sangue: no Hospital das Clínicas, no Hospital do Mandaqui, no Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, no Hospital Regional de Osasco e no Hospital Municipal de Barueri.

A Fundação Pró-Sangue está entre os cinco maiores bancos de sangue da América Latina e é centro de referência da Organização Pan-Americana de Saúde e da Organização Mundial da Saúde. Mensalmente, coleta e processa cerca de 11.000 bolsas de sangue destinadas ao atendimento de cerca de 100 instituições públicas da rede estadual de saúde, entre elas o Hospital das Clínicas, o Instituto do Coração, o Instituto do Câncer de São Paulo, o Hospital Dante Pazzanese. Essa tarefa representa um grande desafio diário, uma vez que o sangue é fruto de doação voluntária e, em nosso país ainda não há uma cultura de doação de sangue com regularidade.

Todos os processos e procedimentos da Pró-Sangue estão certificados pela ISO 9001/2015 e acreditados pela Associação Americana de Bancos de Sangue (AABB), estando embasados nos pilares: segurança, qualidade e reprodutibilidade. Os procedimentos e seus agentes apresentam total rastreabilidade graças a um sistema informatizado desenvolvido pela própria Pró-Sangue que engloba todo o ciclo do sangue.

A totalidade das bolsas de sangue doadas na Pró-Sangue é processada (na terminologia técnica, fracionada) em hemocomponentes ou componentes sanguíneos. São eles: concentrado de hemácias (ou glóbulos vermelhos), concentrado de plaquetas, plasma e crioprecipitado.

A Pró-Sangue tem compromisso estreito com a formação de profissionais e a disseminação de seus conhecimentos. Apresenta um programa educacional permanente que inclui o treinamento e desenvolvimento de profissionais médicos, enfermeiros, biologistas e técnicos de laboratório.

O desenvolvimento de pesquisa em medicina transfusional e em terapia celular também tem sido motivo de constante investimento profissional e intelectual da Instituição. Atualmente, a Instituição conta com um corpo de pesquisadores que inclui doutores e mestres, os quais estão em permanente atualização científica e desenvolvimento de projetos de pesquisa que trazem importantes respostas à comunidade acadêmica no que se refere à medicina transfusional.