Notícias

Postos Mandaqui e Stella Maris dispõem de vagas livres no agendamento


O cancelamento do ponto facultativo no Estado de São Paulo e das festas de Carnaval foi um estímulo à doação para as pessoas que ficaram em São Paulo sem comemorar a folia. Mas essa situação não foi suficente para normalizar as reservas. Apesar do aumento da coleta, o estoque da Pró-Sangue opera em condição alarmante, com 40% da sua capacidade.

Os tipos sanguíneos O- e B- estão em emergência, ou seja, são suficientes para menos de um dia, caso não sejam repostos mediante as novas doações que entram. Já os tipos A-, A+ e B- estão críticos, isto é, dão suporte para um dia de abastecimento.

A Fundação faz um apelo à população para que venha doar nos próximos dias. No momento, os postos Mandaqui e Stella Maris são as unidades de coleta que mais dispõem de vagas livres no sistema de agendamento. A primeira está localizada no bairro do Mandaqui na zona norte da capital, ao passo que a segunda fica em Guarulhos. (clique aqui para consulta de endereço)

A pandemia trouxe novos comportamentos na sociedade. As regras de convivência mudaram, e o distanciamento social passou a se destacar nesse contexto. Para estar em conformidade ao novo cenário, a Pró-Sangue implantou o sistema de agendamento online (clique aqui) para proporcionar maior segurança aos candidatos.

A plataforma foi desenhada essencialmente para um melhor controle do fluxo de candidatos. A ideia é diminuir o tempo de permanência e a aglomeração das pessoas nas unidades.

Além do agendamento online, a Pró-Sangue adotou uma série de medidas para preservar os candidatos. Dentre as ações implementadas, temos o redimensionamento das áreas de atendimento ao público (espaçamento das cadeiras, bloqueio dos assentos e marcas de distanciamento fixadas no chão) e a disponibilização de álcool gel em todas as etapas da doação.