Primeira Jornada do Cliente Pró-Sangue
08/09/2025
A Fundação Pró-Sangue realizou, em agosto deste ano, a 1ª Jornada do Cliente, em sua sede no Posto Clínicas, em São Paulo. O encontro reuniu mais de 50 representantes de hospitais abastecidos pela Instituição para debater temas relevantes como imunohematologia de pacientes e doadores, o Sistema do Ciclo do Sangue e a promoção da doação voluntária de sangue.
O evento teve a participação de gestores das principais áreas da Pró-Sangue, que apresentaram as rotinas técnicas da Instituição e os participantes puderam conhecer de perto o funcionamento das agências transfusionais e os processos relacionados à imunohematologia, tanto de doadores quanto de pacientes.
Também foram detalhadas as etapas que compõem o Ciclo do Sangue — da coleta até a distribuição dos hemocomponentes — ressaltando os cuidados e a responsabilidade presentes em cada fase. A Jornada ainda reforçou a importância da doação voluntária de sangue, essencial para manter os estoques em níveis seguros e assegurar o atendimento às demandas hospitalares.
Ao final do encontro, foi aberto espaço para esclarecimento de dúvidas sobre procedimentos e o acesso às novas técnicas hemoterápicas.
Com esta iniciativa, a Pró-Sangue fortalece a parceria com os hospitais abastecidos, estimula o uso racional do sangue e, sobretudo, fomenta a cultura da doação voluntária de sangue e da importância do apoio de toda a sociedade para a causa.








