Pró-Sangue divulga prazos de doação de sangue para vacinas contra a Covid-19
Em conformidade às orientações para as demais campanhas de vacinação, a Pró-Sangue incentiva as pessoas a doarem sangue antes de serem imunizadas contra a Covid-19. Isso porque as vacinas constituem um impedimento temporário à doação de sangue.
Os protocolos de triagem dos candidatos seguem as instruções preconizadas pelo Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, do Ministério da Saúde. De acordo com o documento, o tempo de inaptidão para as pessoas que receberam o imunizante é:
- 48 horas após cada dose (vacina Coronavac, da Sinovac/Butantan);
- 7 dias após cada dose (vacina da Oxford/AstraZeneca/Fiocruz);
- 7 dias após cada dose (vacina da Pfizer/BioNtec/Fosun Pharma);
- 7 dias após cada dose (vacina da Janssen-Cilag);
- 7 dias após cada dose (vacina Sputinik V, da Gamaleya National Center);
- 48 horas após cada dose (vacina Covaxin, da Bharat Biotech); e
- 7 dias após cada dose (vacina da Moderna/Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas).
Nunca é demais reforçar que a doação de sangue continua sendo segura e não contraindica a vacinação. A Pró-Sangue adotou medidas de segurança aos candidatos durante a pandemia. Para evitar aglomerações, foi implantado um sistema de agendamento online (clique aqui), protocolos de distanciamento social e disponibilização de álcool gel nos postos de coleta.
Para aqueles que pretendem se vacinar contra a H1N1, o Ministério da Saúde recomenda que as pessoas devem dar preferência à vacina contra a Covid-19, caso estejam no grupo prioritário estabelecido para as duas vacinas. No mais, é importante que respeitem o intervalo mínimo de 14 dias entre as vacinas.