Notícias

Pró-Sangue comemora o Junho Vermelho com ações de incentivo à causa

                                                                                          

O mês de junho é bem representativo no cenário da doação de sangue no Brasil. É o período em que se comemora o Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado em 14 de junho. A data foi criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para prestar uma homenagem aos doadores do mundo inteiro, que são fundamentais para dar suporte a diversos procedimentos médicos e hospitalares.

Para dar maior visibilidade à doação de sangue nessa época, foi lançada a campanha Junho Vermelho. O movimento ganhou envergadura em todo território brasileiro. Diversas cidades e estados já transformaram o Junho Vermelho em lei, dentre os quais se encontra o Estado de São Paulo que instituiu a Lei nº 16.389 em 15 de março de 2017.

Naturalmente, a Pró-Sangue não poderia ficar de fora dessa grande festa. Para isso, está preparando uma série de ações com o objetivo de dar visibilidade à doação de sangue, bem como homenagear seus doadores.

Dentre as empresas que vão ajudar a dar um brilho ao evento, temos a Copag, Klasmé, Brownie do Luiz, Dona Dêola, Giuliana Flores e Letraria Cultural. Já as marcas parceiras que estão dando um apoio na divulgação, destacam-se 99 Transportes, Hello Kitty, Capital das Cestas, Amper, PremiaPão Santana e Vila Guilerme, Abrale/Abrasta, Hemocentros Unidos, Teatro UOL, Latinoamérica Unida Dona Sangre - LUDS2023, ARTESP, Linha 4-Amarela (operada pela ViaQuatro) e Linha 5-Lilás (operada pela ViaMobilidade) de Metrô e Haas Eventos.

A Pró-Sangue também está com várias atrações para os doadores que comparecerem nos postos Clínicas e Dante. Para a edição de 2023, já está confirmada a presença da Hello Kitty, Batman, Jazzcarandá e Thunder e Turnbull. Acompanhe as novidades pelo site e redes sociais.

www.prosangue.sp.gov.br
Instagram: @prosangue
Twitter: @pro_sangue

A ideia é que muita gente participe dessa festa, ainda mais diante do cenário de criticidade do estoque de sangue. No momento, a instituição opera em níveis alarmantes, com 30% do volume necessário para garantir o abastecimento de mais de 80 instituições de saúde pública da região metropolitana do Estado.  Dentre os tipos que pedem atenção, temos o sangue O+, O-, B- e B+ que estão em estado de emergência (para menos de um dia). Já a reserva de A- está em nível crítico, sendo que a de A+ está em alerta.