Associação ELPIB e a Pró-Sangue
Campanha de incentivo à doação voluntária de sangue
A associação Eu Luto Pela Imuno Brasil (ELPIB) tem caráter assistencial e educacional, sem fins lucrativos, e foi fundada em 25 de setembro de 2018 pela Dra. Beatriz Carvalho.
O propósito da entidade é orientar, aumentar a conscientização, facilitar o acesso ao diagnóstico precoce e aos tratamentos ideais para pacientes com Erros Inatos de Imunidade (IDPs), além de lutar pelos seus direitos; e a busca pela união de pacientes, familiares, equipes médicas, associações de pacientes e todos aqueles que quiserem se juntar à causa e lutar pela Imuno no país também faz parte de seus objetivos.
Neste mês de outubro, unindo forças para divulgar a importância da doação voluntária de sangue, a ELPIB lançou uma campanha de conscientização que acontecerá entre os dias 07 e 12 de outubro.
E qual a relação da ELPIB com a doação de sangue?
O plasma, um dos componentes do sangue, é fundamental para a produção de hemoderivados, como por exemplo a imunoglobulina que os pacientes com imunodeficiência dependem para ter uma vida plena e saudável. Doando sangue, a população ajuda esses pacientes e salva vidas!
Como participar?
- Entre os dias 07 e 12 de outubro doe sangue em um dos postos da Pró-Sangue e prestigie a causa
- Acesse o site www.prosangue.sp.gov.br, agende sua doação e avise no Cadastro presencial que está doando pela campanha ELPIB
Quem pode doar?
- Pessoas com idade entre 16 e 69 anos, pesando mais de 50kg, que esteja alimentado e descansado no dia
- Atenção: pessoas que fazem reposição de imunoglobulina não podem doar sangue mas podem compartilhar essa mensagem e incentivar seus amigos e familiares a participarem!
Serviço – Além de fazer seu agendamento online pelo site da Pró-Sangue, o candidato deve verificar os requisitos básicos para doação, sendo os principais: estar em boas condições de saúde e alimentada, ter entre 16 e 69 anos (para menores de idade, consultar o site), pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto recente, que permita a identificação do candidato.
Recomenda-se também evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem à doação e, no caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes. Se o candidato estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperado, deve aguardar uma semana para que esteja novamente apto à doação. No mais, outros impedimentos poderão ser identificados durante a entrevista de triagem.
Todas estas informações estão se disponíveis no site da Pró-Sangue (www.prosangue.sp.gov.br). Para demais informações, entre em contato pelo Alô Pró-Sangue (11 4573-7800), WhatsApp (11 9-9152-7653) ou e-mail (faleconosco@prosangue.sp.gov.br).