Notícias

Junho Vermelho na Pró-Sangue traz uma série de ações de incentivo à doação voluntária de sangue


Em junho se comemora o Dia Mundial do Doador de Sangue

O mês de junho é bem representativo no cenário da doação de sangue no Brasil. É o período em que se comemora O Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado em 14 de junho. A data foi criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para prestar uma homenagem aos doadores do mundo inteiro que são fundamentais para dar suporte a diversos procedimentos médicos e hospitalares.

Para dar maior visibilidade à doação de sangue nessa época, foi lançada no estado de São Paulo a campanha Junho Vermelho, que ganhou status de lei estadual em 15 de março de 2017 (nº 16.386) e, atualmente, é promovida em todo o Brasil.

Ao longo do mês, a Pró-Sangue realizará uma série de ações de incentivo à causa, em parceria com algumas instituições, a começar pelo Movimento Eu Dou Sangue, que iluminou com a cor vermelha diversas instituições públicas e privadas, prédios históricos e monumentos em diferentes localidades, dentre os quais o Memorial da América Latina e a sede da Assembleia Legislativa de São Paulo.

A ARTESP (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) e as 21 concessionárias que operam os 8,4mil km de rodovias paulistas também divulgarão a Pró-Sangue e a importância dessa atitude cidadã que salva vidas. A mensagem “Seja gentil. Doe sangue. Ajude o próximo! @prosangue” será exibida nos 377 painéis de mensagens variáveis (PMVs) nas estradas ao longo do mês. Cada concessionária também desenvolverá suas próprias atividades, com publicações de apoio à iniciativa nas redes sociais e realização de campanhas internas mobilizando seus funcionários e colaboradores.

Outra campanha recepcionada pela Fundação é o Sangue Torcedor, organizada pela Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale) e Associação Brasileira de Talassemia (Abrasta). Com abrangência nacional, a ação visa divulgar a importância da doação de sangue, com o apoio dos times de futebol de cada estado. Em São Paulo, os doadores serão incentivados diretamente pelas associações.

Ainda no que diz respeito ao esporte, a Pró-Sangue conta com a contribuição do Banco do Brasil que, por meio da campanha dos Embaixadores do Esporte, estimulará a doação de sangue em suas redes sociais. Para isso, atletas do vôlei farão sua doação no posto Clínicas da Pró-Sangue. Apostando no poder de influência digital desses esportistas, a empresa busca atrair um grande número de pessoas para o universo da doação de sangue. Em se tratando ainda do universo online, a Pró-Sangue conta com o apoio estratégico do Facebook para alavancar a coleta de sangue. No Dia Mundial do Doador de Sangue desse ano, a empresa junta-se a organizações em todo o mundo para ajudar a garantir o suprimento de sangue a todas as pessoas que precisam desse hemocomponente. Para isso, disponibiliza um recurso em sua plataforma (facebook.com/donateblood) que visa promover o encontro entre doadores e bancos de sangue. Além da ferramenta virtual, a rede social estará com uma ação presencial com seus colaboradores que farão sua doação pelo programa de Coleta Externa da Pró-Sangue.

Além dessas ações pontuais, a Pró-Sangue estabeleceu parcerias para divulgar melhor a causa junto aos paulistanos. Com o apoio da JCDecaux, os relógios instalados da cidade trarão mensagens pontuais sobre a doação de sangue e uma parceria estabelecida com a Elemídia também ajudará na divulgação da posição de estoque por tipo sanguíneo, destacando os fatores que estão mais críticos. Para isso, mensagens serão pulicadas em televisores instalados próximos aos postos de coleta. Por fim, o Teatro Folha também se unirá a esse pool de solidariedade. Para promover a doação de sangue junto ao público, exibirá um filme da Pró-Sangue de incentivo à causa antes da exibição das peças teatrais. Adicionalmente, também estimulará o engajamento social por meio de folhetos promocionais que serão distribuídos junto com os ingressos adquiridos.

Serviço – Para doar sangue basta estar em boas condições de saúde e alimentado, ter entre 16 e 69 anos (para menores, consultar site da Pró-Sangue), pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto recente, que permita a identificação do candidato.

Vale lembrar que é bom evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem à doação e, no caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes. Se a pessoa estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperado, deve aguardar uma semana para que esteja novamente apta à doação. No mais, outros impedimentos poderão ser identificados durante a entrevista de triagem, no dia da doação. Para tanto, basta acessar o site da Pró-Sangue e consultar os pré-requisitos básicos para doar. Como dica, a sugestão é doar durante a semana, de segunda a sexta, pois o tempo de espera no atendimento é menor.

O posto Clínicas fica na av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 155, 1º andar, a 200 metros da estação Clínicas do Metrô. A unidade atende das 7 às 18 horas de segunda a sexta; e das 8 às 17 horas nos sábados, feriados e emendas de feriado. Só lembrando que aos sábados o atendimento está limitado a 500 candidatos. Ao atingir esse número, o cadastro fecha. O estacionamento, gratuito aos doadores, fica no bolsão de carros, próximo ao Prédio dos Ambulatórios, dentro do complexo do HC. A entrada é pela av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, Portaria 1 – InRad. Nos sábados, feriados e emendas, os candidatos devem estacionar exclusivamente dentro do complexo hospitalar, em qualquer vaga que estiver livre.

Para horário de funcionamento dos demais postos de coleta acesse: www.prosangue.sp.gov.br/doacao/Enderecos.aspx. Mais informações no Alô Pró-Sangue 11 4573-7800.

A Fundação Pró-Sangue é uma instituição vinculada à Secretaria de Saúde do Governo do Estado de São Paulo. Criada em 1984, arrecada cerca de 12 mil bolsas de sangue por mês.

Assessoria de Imprensa
Fundação Pró-Sangue
Telefone: 11 4573-7695
imprensafps@prosangue.sp.gov.br