Notícias

Férias impactam negativamente o nível do estoque da Pró-Sangue

Os sangues dos tipos O-, O+, B- e A- estão em estado crítico

Férias de verão é sempre bom. Sol, viagens, lazer, mais tempo livre... Tudo o que a gente sonhou durante o ano inteiro. Sem dúvida, o período é excelente para quem pode usufruir de todas as delícias do verão, mas não tão bom para os hemocentros, uma vez que registram baixa na coleta de sangue nessa época do ano.

Com a chegada das férias escolares muitos dos doadores de sangue viajam, o que acaba impactando negativamente o nível do estoque nos hemocentros de todo o Brasil. A Pró-Sangue tem um registro histórico de 30% de queda das doações nesse período, a qual se acentua com a alta temperatura registrada nos termômetros. Atualmente, os sangues dos tipos O+, O-, A- e B- encontram-se em nível crítico na instituição.

É por tudo isso que a Fundação faz um apelo para as pessoas a virem doar sangue no mês de janeiro. Sua doação será fundamental para a normalização das reservas.

Mas para isso, a Pró-Sangue dá algumas dicas. É recomendável que os candidatos estejam bem hidratados no dia da doação. De acordo com um estudo feito pela Vanderbilt University Medical Center, nos Estados Unidos, a água sem nenhum aditivo pode ter um papel importante no controle da pressão sanguínea.

No mais, devem conferir os pré-requisitos básicos e os impedimentos à doação, para que não percam a viagem quando chegarem a um dos nossos postos de coleta. Clique aqui para acessar essas informações.