imprimir

Histórico

Em 1996, a Fundação Pró-Sangue Hemocentro de São Paulo foi designada como centro colaborador da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) para realização de controle de qualidade em triagem sorológica de doadores de sangue. Esta designação foi revalidada em 2006, 2010 e 2014.

A designação da Instituição como centro colaborador inclui as seguintes atividades:

1. Organizar na Instituição cursos e workshops a respeito de preparação de painéis de soros e implementação de Programas Nacionais de Avaliação Externa de Desempenho em Sorologia, destinados aos países considerados pertinentes pela OPAS.

2. Coordenar o Programa Regional de Proficiência da OPAS para a região da América Latina e Caribe.

3. Coletar e disseminar informações de prevalência de doenças transmissíveis por transfusão sanguínea no Brasil e outros países da região.

4. Desenvolver e avaliar novas tecnologias de diagnóstico das doenças transmissíveis pelo sangue.

5. Avaliar do ponto de vista epidemiológico as doenças transmissíveis pelo sangue não testadas de forma rotineira na triagem sorológica de doadores de sangue (por exemplo: Parvovirus B19, Malária, Citomegalovírus, etc.).

6. Colaborar no desenvolvimento do Painel de Referência da OMS para anti-Trypanosoma cruzi.

7. Treinar médicos Hematologistas e Hemoterapeutas nos procedimentos relacionados ao controle de qualidade em triagem sorológica de doadores.

Desde 2005, em colaboração com a International Consortium for Blood Safety (ICBS) e Organização Pan-Americana da Saúde, a Fundação Pro-Sangue também é responsável pela coordenação do Programa Regional da OPAS em Avaliação Externa de Desempenho em Sorologia da América Latina e do Caribe. Esse programa é desenvolvido especificamente para centros de referência responsáveis pelo Programa Nacional de Avaliação Externa de Desempenho em Sorologia dos respectivos países.

 

Referências:

·              http://apps.who.int/whocc/Detail.aspx?cc_ref=BRA-53&institution_full_name=pro-sangue&

·              http://www.who.int/bloodproducts/ref_materials/chagas_dev_ref_materials/en/index.html

·              http://www.who.int/diagnostics_laboratory/evaluations/chagas/en/

Última atualização: 25/07/2017 08:16

  • O+

  • A+

  • AB+

  • B+

  • O-

  • A-

  • AB-

  • B-

Legenda:

Estável

Alerta

Crítico

Desde sua criação,
a Pró-Sangue já coletou

0 0 4
6 5 6
4 8 1

bolsas de sangue